Câncer de Boca

Os cânceres de boca são lesões que acometem principalmente a língua, os lábios e o assoalho da boca, mas podem acometer outras áreas da cavidade oral.

Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Os sintomas mais intensos ocorrem mais tardiamente em decorrência da invasão de estruturas adjacentes e podem estar associados à piora da dor, dor para engolir, sangramentos orais ou dor no ouvido persistente. O câncer de boca é mais frequente em homens e pacientes com mais de 50 anos com antecedentes de tabagismo e/ou etilismo, que são os principais fatores de risco.
O diagnóstico definitivo é, na maioria das vezes, realizado através de uma biópsia da lesão e os exames de tomografia e/ou ressonância são usados para avaliar a extensão da doença.

O tratamento destas lesões é geralmente feito através da cirurgia, que inclui a adequada ressecção da lesão com margens e, em geral, remoção dos linfonodos cervicais, seguido ou não de eventual tratamento complementar com radioterapia ou quimioradioterapia, a depender da extensão da doença.

• Sexo oral pode causar câncer de boca?

A relação entre sexo oral e câncer ocorre pelo risco de transmissão do vírus HPV. Este vírus está mais relacionado aos cânceres de faringe ( amigdala, parte posterior da língua e palato mole). Os principais fatores de risco para o câncer de boca são; cigarro, álcool, trauma crônico, entre outros.

• Como identificar o câncer de boca?

A manifestação clínica mais frequente desse tipo de câncer é uma lesão (úlcera) que persiste por, pelo menos, duas semanas. Inicialmente, não costuma trazer muitos desconfortos ou dor ao paciente, ao contrário das lesões benignas.

• Como diferenciar uma úlcera de uma afta?

A afta costuma apresentar evolução bem rápida, surgindo de um dia para outro. Dolorosa e pequena, caracteriza-se também por sua superficialidade e pela possibilidade de haver mais de uma. Já a úlcera relacionada ao câncer é uma lesão que apresenta progressão mais lenta e persiste por duas semanas ou mais, além de não ser dolorosa, piorando gradativamente, independente de qualquer tratamento local realizado para “conter” o avanço.

• Por que é mais comum entre os homens?

Existe uma série de fatores capaz de aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de boca, mas, o principal deles, é o tabagismo e o etilismo. E, conforme indicam pesquisas, o número de homens expostos a esses fatores de risco é maior que o das mulheres.