Câncer de Laringe

As lesões de laringe acometem mais frequentemente as cordas vocais, os sintomas mais comuns dependem da região da laringe acometida, mas podem ser rouquidão persistente, dor para engolir, falta de ar ou sangramento pela boca ou durante episódios de tosse.

Sintomas, Fatores de Risco, Diagnóstico e Tratamento

Estas doenças são mais frequentes no sexo masculino, em pacientes com mais de 50 anos com antecedentes de tabagismo e/ou etilismo. O diagnóstico pode ser feito com exame de laringe, a Videolaringoscopia ou a videonasolaringoscopia com biópsia. Os exames de tomografia e/ou ressonância são utilizados para avaliar a extensão da doença.
Os fatores que podem elevar o risco de desenvolvimento do câncer de laringe são tabagismo e consumo excessivo de bebida alcoólica. Além disso, o refluxo gastroesofágico também está entre os fatores de risco.

Para o diagnóstico da doença, é necessário realizar uma laringoscopia, que envolve a coleta de fragmentos do tumor para examinar o tecido. A biópsia também é indispensável, para confirmar a malignidade ou não. Além disso, é importante analisar a evolução (estadiamento) da doença, para indicação do tratamento mais adequado.

O tratamento das lesões iniciais (T1 ou T2) é, geralmente, feito com cirurgia transoral com laser ou com radioterapia exclusiva. Nos pacientes portadores de tumores mais avançados (T3 e casos selecionados de T4 com baixo volume e com laringe funcionante candidatos à laringectomia total), a opção mais indicada é o tratamento combinado com quimioradioterapia para preservação da laringe.

Por outro lado, nas lesões avançadas com acometimento importante de cartilagem, invasão de partes moles ou invasão extensa da base, em geral, indica-se a cirurgia seguida de radioterapia ou radioquimioterapia.

• Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são a sensação de “alteração” na garganta, dores ao mastigar, engolir e abrir a boca, além da perda de peso em alguns casos mais avançados.

• A rouquidão pode ser um sinal de câncer na laringe?

Ao apresentar rouquidão que não regride por mais de duas semanas, é importante consultar um médico, principalmente, fumantes e usuários habituais de álcool, pois a rouquidão pode ser sinal de alterações na laringe. Dessa forma,  uma avaliação é importante para obter o diagnóstico correto e, caso seja necessário, indicar o tratamento mais adequado ao caso.