Câncer de Tireoide

Câncer de Tireoide


O câncer de tireóide é uma das neoplasias mais comuns em cabeça e pescoço. A incidência é maior no sexo feminino, nos pacientes com idade média de 45 a 50 anos. O tipo mais comum é carcinoma papilífero, correspondente a cerca de 80% dos casos. 

Agende uma Consulta

Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Ainda não há estudos capazes de afirmar a(s) causa(s) do câncer de tireóide. No entanto, há fatores que podem elevar os riscos de desenvolver a doença:
• Exposição à radiação;
• Hereditariedade;
• Histórico familiar.

Há ainda estatísticas que apontam que o câncer de tireoide acomete três vezes mais as mulheres do que os homens. No entanto, apesar de ser indispensável consultar um especialista ao apresentar algum dos fatores acima, enquadrar-se em um deles não indica, necessariamente, o desenvolvimento de câncer de tireóide. 

O diagnóstico geralmente é realizado em pacientes assintomáticos submetidos a Ultrassonografia de tireóide com diagnóstico de nódulo tireoidiano e posterior punção do nódulo, em casos selecionados. 

Na minoria dos casos, os nódulos tireoidianos são identificados a palpação do pescoço. Os exames de sangue não diagnosticam o câncer de tireóide, mas são úteis para avaliar o funcionamento da glândula e a eventual necessidade de reposição hormonal. 

O tratamento dos tumores de tireóide é principalmente cirúrgico com remoção, parcial ou total, da glândula e, eventualmente, dos linfonodos cervicais, seguido ou não de Iodoterapia. O seguimento é feito com exame físico de rotina, ultrassonografia cervical e a dosagem dos marcadores sanguíneos.

Agende uma Consulta

Perguntas Frequentes

  • O que causa nódulos na tireoide?

    Existem diversos estudos, que buscam entender as causas do aparecimento de nódulos na tireoide. Dentre os possíveis fatores está o aumento da idade, além da carência de Iodo na dieta e histórico familiar.

  • A presença de um nódulo na tireoide sempre indica o desenvolvimento de um câncer na glândula?

    Essa é uma dúvida bastante frequente, mas apenas 10% dos nódulos são malignos.  

  • A cirurgia para câncer de tireoide causa alterações na voz?

    É possível que o paciente sofra algum tipo de alteração na voz após passar pelo procedimento cirúrgico. Estudos apontam que 10% dos pacientes pode vir a apresentar alguma alteração temporária e, em menos de 1% dos casos, essas alterações podem evoluir, tornando-se definitivas. Em quadros como esses, é indispensável a Fonoterapia, para auxiliar na recuperação ou restabelecimento da função vocal.

Share by: